(38) 4141-2009 - Fale Conosco

Notícias

Por que Pilates Clínico?

Por que Pilates Clínico?

POR QUE PILATES CLÍNICO?

O método Pilates está sendo cada vez mais conhecido em todo o mundo. Quem o conhece sabe o quanto o método é especial e os inúmeros benefícios a ele associados. Com o passar do tempo e à medida que o Método Pilates se difundia pelo mundo, a Fisioterapia veio se apoderando deste método maravilhoso, entendendo seus benefícios e começando uma busca constante de comprovação científica diante da sua atuação. Com as constantes análises de biomecânica, cinesiologia, mecanoterapia, percebeu-se uma excelente ferramenta nas mãos dos fisioterapeutas.

 Assim, o Pilates foi incorporado dentro da fisioterapia, porém, poucos fisioterapeutas conseguiram incorporar a fisioterapia dentro do método.

Vários studios de Pilates foram abertos, e várias escolas de Pilates também. Com o tempo o fisioterapeuta foi deixando a essência da sua profissão se perder, preocupando-se excessivamente com a execução dos movimentos caracterísitcos do método e negligenciando toda a complexa análise do movimento humano, raciocínio clínico e comprometimento em resolver o problema do seu cliente.  

   Muitos fisioterapeutas perderam o hábito de olhar para as disfunções e analisar cada paciente de forma individual. Cada indivíduo é um ser único, desta forma se torna impossível moldar o cliente para atender ao método, mas sim moldar o Metodo Pilates para atender a cada individuo.

Como se faz isso? Simples, o fisioterapeuta, com todo conhecimento que é pertinente a sua profissão, avalia criteriosamente cada cliente, identifica suas disfunções, e somente a partir daí escolhe quais movimentos são mais adequados àqueles clientes.

Então, o que seria o Pilates Clínico? O Pilates Clínico é a aplicação dos conhecimentos de cinesioterapia e biomecânica, após uma análise criteriosa do corpo humano, utilizando os magníficos movimentos e equipamentos do método pilates. Quando se une conhecimento e a capacidade de incorporar todos Principios do Método Pilates, tudo fica perfeito!

Somos fisioterapeutas, muito mais do que somente instrutores de Pilates. Utilizamos o Método Pilates como ferramenta de atuação na prevenção, reabilitação e pós reabilitação. Então , atuamos com clientes sintomáticos e assintomáticos, na prevenção e também na reabilitação, com idosos, crianças, gestantes , atletas, em todas as idades, nas diversas patologias,  sempre como foco a promoção a saúde”.

Pilates com o fisioterapeuta deveria ter como base o grande benefício da escolha, do conhecimento, do movimento bem indicado e não a vazia necessidade da pose mais mirabolante, dos excessos e do videozinho do movimento mais desafiador como troféu de excelência.

Como vc se sente? Um fisioterapeuta que conseguiu unir a fisioterapia ao Pilates ou um fisioterapeuta , que não é mais fisioterapeuta e sim, somente instrutor de pilates?

Quer uma dica? Estude muito, mas muito mesmo! O  corpo humano é complexo demais para ser negligenciado, é necessário dedicação. O Pilates sozinho já é espetacular, mas um bom fisioterapeuta com este recurso pode fazer milagres.

 

yesSEJA MAIS!

 

Dra Lívia Gusmão

Fisioterapeuta